Expatriação na estante. Mineirinha n'Alemanha.

Olá, Coexpat! 
A gente navega, navega, mas como faz falta folhear.
Por isso essa parada na Estante.
Que tal pegar sua bebida predileta e aninhar-se no seu canto favorito? É que essa dica é bem minerinha, sabe.
O livro Mineirinha n'Alemanha é cria de blog. Mas a viagem "expatriática" da autora começou quando a internet ainda engatinhava.
Um estágio em comércio exterior levou - ou trouxe, dependendo do ponto de vista - Sandra Santos para a Europa há 18 anos.
Desde então, a mãe, esposa, profissional e expatriada vem vivendo e aprendendo. Então, por que não dividir essa bagagem, uai?
Para mais impressões e outras informações, dê uma passada no Mineirinha na Alemanha.

Leve - Como foi o começo da sua experiêcia no exterior?
Sandra - O principal desafio foi viver sozinha, dominar o idioma alemão e "domar" as saudades, isso tudo ainda antes da era da Internet.

Leve  - Quando e como surgiu a ideia de passar essa experiência de expatriada para o papel?
Sandra - Eu gosto muito de escrever e, em 2003, comecei a escrever um blog. Fui colunista do site "Viver na Alemanha". No final de 2008 lancei o livro "Mineirinha n'Alemanha", reunindo os principais textos, mais lidos e mais comentados de tantos anos virtuais.

Leve  - Que tipo de dicas o livro traz?
Sandra - O livro, como um blog, é muito eclético. Traz várias dicas de como é a vida no exterior, ajuda a driblar o choque cultural e é um apoio para entender a cultura alemã, com seus costumes e tradições. Fala sobre o mercado de trabalho alemão e mostra como fazer para adquirir a cidadania alemã.
O livro é uma indicação também para brasileiros que estejam pensando em emigrar para outros países, pois passa muito dos sentimentos e pensamentos de uma brasileira no estrangeiro.

Carmem Galbes

3 comentários:

  1. Oi Carmem,

    obrigada por adicionar meu blog ao seu..que honra!!!

    estou colocando um lik do seu no meu tbm!!

    bjo Vicky

    ResponderExcluir
  2. Estou tentando comprar o livro, mas nao sei como fazer ja que moro em Honolulu HI. Me dah uma ideia, por favor.. TNX

    ResponderExcluir
  3. Olá, Lis!
    Talvez seja melhor vc falar direto com a autora, a Sandra Santos, do Mineirinha na Alemanha. Quem sabe ela tenha algum esquema para quem mora fora do Brasil? Obrigada pela visita, volte sempre!
    Bjs,
    Carmem.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...