Entre o mesmo, a mesmice e uma grande notícia!

Olá, Coexpat!
Semana de temperatura, índice pluviométrico e dólar nas alturas. Até aí nada de novo. Mas quem disse que a gente precisa de novidade a todo tempo? Ai, ai...esse pós-modernismo...
Dizem que, às vezes, o que a gente precisa mesmo é revisitar.
Lembrar, por exemplo, que o Brasil vai além do eixo Rio-São Paulo. Em um texto publicado no Valor Econômico de 02 de fevereiro - disponível só para assinantes - Renato Bernhoeft, presidente da Höft, usou uma pesquisa da agência de publicidade Salles DMB&B para falar como a tentativa de nivelação cultural pode ser um desastre.
“A pesquisa verificou que a promoção de um carro, planejada para apresentar o trio elétrico como uma grande vantagem, foi entendida pelos paulistas e cariocas como sinônimo de vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico. Este mesmo termo representa para baianos e gaúchos um caminhão com aparelhagem de som de grande potência."
Nas palavras do executivo, “a reflexão que esta pesquisa provocou em mim, como um consultor que atua por todo este país, é que não existe um modelo brasileiro de gestão. E mais perigoso ainda, não podemos sair por aí pregando, ensinando e implantando métodos, conceitos e processos que foram ótimos para outras culturas. É fundamental respeitar características regionais. E estas considerações não contradizem a bandeira da globalização. Pelo contrário. Elas reforçam a tese de Alvin Toffler que afirma: "A globalização vai acirrar os tribalismos."
Será?

Portal Exame conta que a China já ultrapassou a Índia em número de falantes de Inglês, o dado é do British Council. São 20 milhões de bilíngues a cada ano!
Segundo a reportagem de Luciene Antunes, “a expansão do inglês na terra do mandarim tomou fôlego no período em que o país intensificou suas relações comerciais e sua disposição de ganhar a atenção da comunidade internacional.” Ummmm, copa do mundo, olimpíada, olha a dica!
Outra velha novidade: a consultoria Mercer concluiu que a crise econômica serviu para mostrar que funcionários com disponibilidade para mudança e com experiência, inclusive de vida, são grandes trunfos das empresas.
Ok, você quer mesmo uma novidade novinha, não é?
Então vai: esse blog que vos fala está concorrendo ao The Top 100 International Exchange and Experience Blogs 2010.
Agradeço à Fernanda, que vive na Irlanda, por trazer a boa nova!
Esse concurso pretende reunir os “os 100 blogs que melhor falam sobre a experiência de viver no exterior.”
Se você concorda que o blog cumpre esse papel, já que o ano é de campanha eleitoral mesmo, dê uma passada aqui e vote no blog da Leve!
A votação vai até 14 de fevereiro.
Carmem Galbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...