Expatriação: nem todo mundo entende o que é.

Olá, X!
Tenho que confessar: sou da geração que ama explicar as coisas com números, apesar de admitir que a estatística é cruel quando a exceção é a gente.
Pois bem, a última edição da revista Você SA traz aqui e aqui alguns dados interessantes sobre o universo “expatriático”. As matérias procuram indicar que a expatriação já não tem mais aquele “gramourrr” todo e que tem muita gente pensando 107 vezes até fazer as malas.
E não é que as porcentagens estampadas nos textos são de arrepiar:
* 40% das expatriações são malsucedidas. O principal motivo: a família tem dificuldade em se adaptar à cultura estrangeira- Mercer Consultoria.
* 42% das empresas garantem um cargo ao funcionário que está de volta - Mercer Consultoria.
* Apenas 8% dos expatriados são promovidos quando voltam do exterior - Hay Group Consultoria.
* 15% dos repatriados pedem demissão até dois anos após o retorno - Ernst & Young. Motivos: muitos ficam sem lugar na empresa, não recebem promoção ou voltam para as mesmas tarefas.
Eu sei, eu sei, já falaram aqui que expatriação não é pra todo mundo. Concordo! Mas é fato que tem gente que só de ouvir dizer que a água está fria, nem leva o maiô.
A repórter recorre à uma pesquisa da Companhia de Talentos Consultoria para ilustrar a resistência à mudança: “entre 2003 e 2009, o item carreira internacional caiu do segundo para o nono lugar entre as prioridades dos jovens ao escolher um emprego”. Na GE, por exemplo, o assunto está prestes a virar tabu. “Atualmente, cerca de 40% dos funcionários sondados pela companhia para uma vaga lá fora não querem deixar o país.”
Eu - “humirdemente” - poderia defender que vale a experiência. Que a vivência longe de casa planta em nossas almas as sementes da liberdade e da autossuficiência, porque, apesar de todo o suporte, a estrada da expatriação tem muitos trechos que devem ser trilhados sozinho.
E tem outra verdade que pouca gente gosta de encarar: carreira é uma, e apenas uma, das motivações da vida...
Imagem: SXC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...