Passagem de volta.

Olá, Coexpat!
A repatriação motivada pela crise já foi assunto de nossas conversas aqui e aqui.
E parece que a revoada está mesmo forte. Pelo menos é isso o que indica as empresas de recrutamento ouvidas pela repórter Andrea Giardino, da revista Você SA.
A edição de maio mostra como a desaceleração da economia nos Estados Unidos e na Europa vem motivando brasileiros no exterior a fazer o caminho de volta, seja pela demissão ou pela ameaça de ficar sem emprego longe de casa.
Um indicativo desse movimento é dado pelo diretor da Hays, Gustavo Costa. Na matéria, ele diz que dos 280 currículos recebidos para uma vaga de segurança e meio ambiente, 20% eram de brasileiros interessados em voltar.
Profissionais de recursos humanos já falaram aqui que o Brasil tem sido um território de oportunidades em meio à tanta turbulência. Tanto que já vimos aqui que a busca por visto de trabalho para estrangeiros no Brasil tem aumentado.
Resta saber como vai ser depois que essa onda, ou tsunami - como preferem alguns - passar. O especialista em imigração, Demetrios Papademetri
ou, alerta que “quando a prosperidade retornar, a economia dos países ricos sofrerá se demorarem a reconquistar os imigrantes necessários. Os trabalhadores mais flexíveis são os imigrantes, e sua mobilidade geográfica é extremamente importante para os mercados de trabalho.”
Carmem Galbes
Imagem: SXC

2 comentários:

  1. Oiii!!! Adorei o texto e concordo com o que foi escrito. Eu Não conhecia o blog, ams vou ficar atenta ao que sai aqui !!!

    beijaaaao

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Nadja!
    Seja bem-vinda e volte sempre!
    Bjs.
    Carmem.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...