9 de abril de 2009

Expatriação e aluguel. As cidades mais caras para morar.

Olá, X!
Um tópico que - geralmente - não escapa da planilha de custos do expatriado é o aluguel. Livre-se do senso comum de que Londres, Paris ou Nova York têm as moradias mais caras, isso para quem vive longe do ninho.
Se você está atualmente em Moscou, saiba que essa é a cidade onde os inquilinos estrangeiros mais pagam para morar.
O dado está na pesquisa “Custos de aluguel de imóveis para expatriados”, divulgada essa semana pela consultoria Mercer.
Tókio é o segundo endereço mais caro do mundo. O continente asiático, aliás, é o campeão em preços salgados. Das 50 cidades pesquisadas, 10 estão na região.
Londres segue como o lugar com aluguel mais alto na Europa, mas caiu cinco posições no ranking geral em relação à última pesquisa.
São Paulo caiu da 16ª para 27ª posição e o Rio deixou de ser o 20º endereço mais caro do mundo, agora é o 35º.
Um olhar específico sobre a América Latina revela que Caracas e Bogotá estão entre os lugares mais caros da região.
A consultoria usa um índice para fazer a classificação. A pesquisa envolve as cidades que mais recebem profissionais transferidos. O documento não fala em valores, mesmo assim, os coordenadores do estudo dizem que perceberam que os preços estão em queda. Motivo: crise. A conta é simples, medo da recessão + busca por segurança = aumento da procura por dólar. “Fortes variações no câmbio nos últimos meses tiveram forte impacto no custo comparativo de moradia para expatriados. O valor do euro caiu por volta de 12% em relação ao dólar americano desde setembro do ano passado, enquanto o zloty polonês, o dólar australiano, o real brasileiro, o peso mexicano e a libra britânica perderam mais de 30% em relação ao dólar durante o mesmo período”, explica Marie-Laurence Sépède, gerente de pesquisas da Mercer.
No que diz respeito a valores, os Estados Unidos são a exceção. Lá os aluguéis estão subindo. Resultado, segundo a pesquisa, da falência dos americanos. O mercado está agitado por aqueles que perderam a casa para o banco e passaram a buscar no aluguel a nova moradia.
Agora, indo para a base da tabela, sorte sua se você está em Johannesburg, África do Sul. A pesquisa mostra que a cidade tem o aluguel mais barato - ou menos caro para expatriados...
Imagem:SXC

2 comentários:

  1. E Luanda?
    Lá os preços passam de salgado.

    ResponderExcluir
  2. O interessante Lara é que Luanda, apesar de uma outra pesquisa indicar que a cidade está entre as que o expatriado mais gasta para viver, não entra nessa lista.
    A explicação, segundo o primeiro estudo, é que se gasta muito em Luanda por causa da falta de produtos, então o que está disponível é muito caro. Além disso, o expatriado inflaciona o mercado por causa da saudade, bateu vontade de um prato brasileiro? Manda trazer do Brasil...

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer falar com você!