Clima e adaptação.

Olá, Coexpat!
Depois de uns dias de temperaturas que lembraram bastante a primavera, o frio voltou a encapotar os forasteiros desse mundão que é o Texas. Nada comparado, claro, à geladeira da parte de cima da terrinha do tio Sam.
Hoje pela manhã o meteorologista anunciava 1 grau. “Cruzis”. Mas é difícil de acreditar nesse povo. Não, até que eles acertam bastante a previsão. Mas não sinto em casa o frio que paralisa lá fora. E ainda bem, né?
Mesmo assim fico pensando no porquê de em São Paulo, por exemplo, mesmo no aconchego do meu, então, lar, quase congelava a uma temperatura de cinco graus e aqui nem a de 1 exige grandes providências de vestimenta.
Aquecimento não é a resposta, acionei pouquíssimas vezes o sistema por aqui.
Talvez seja o material dos imóveis, um misto de papelão, isopor e compensado - com o perdão da minha ignorância no que diz respeito ao setor da construção civil. Esse revestimento que, aos olhos brasileiros, parece frágil e assusta na temporada de furacão pode ser um grande aliado em dias gelados, fazendo com que o frio não entre e o calor não queira sair.
Pode ser também o fato de americano adorar carpete. Aqui quase todas as residências têm pelo menos no quarto, o que deixa o ambiente - no mínimo - com melhor acústica.
Outra coisa: o povo daqui odeia abrir janela. Algumas são mesmo só uma placa de vidro. É ar, quente ou frio, ligado o tempo todo e spray, vela ou incenso para disfarçar fedor e incrementar odor.
O fato é que, se não saio de casa, vejo o frio simplesmente derrubar as folhas. O que estaria de acordo com a minha teoria de que a vida aqui pode ser vivida, às vezes, em um grande cenário. Planta quase de verdade, gosto quase de verdade, sensações quase de verdade.
Mas como quem faz o circo é o palhaço, lá vou eu dar uma volta. Vou sentir a brisa açoitar a pele, porque daqui a pouco o inverno parte para outras bandas e verão aqui é quente que só.


Carmem Galbes

Foto: Charles Bertram: Lexington Herald-Leader.

2 comentários:

  1. Ahh... Gostei do seu blog, quanto tiver mais tempo venho ver tudo com calma. Assim como vc, tmb sou uma expatriada! Rsrsrs. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Aninha,
    Seja bem-vinda e volte sempre!
    Bjs.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...