10 de dezembro de 2008

Com a palavra: outra X!

O Natal na Noruega!
Ainda não consegui escrever sobre Oslo, mas o farei em breve. A cidade merece boas referências. Mas, vou compartilhar como acontecem as comemorações do Natal por estas bandas tão geladas.
A cidade está toda enfeitada. Tudinho mesmo. Tem árvores de Natal em todas as praças, esquinas e ruas. As casas colocaram luzes nas janelas ou sacadas, no centro, nas ruas principais. Colocaram vários enfeites nos postes, como sinos, guirlandas. As lojas estão em promoção (com até 50% de desconto) e só se fala em Natal. E por todos os cantos tem coral de Natal, na rua mesmo.
Na tarde do dia 24 é tradição ir à igreja. Mas, não sei se seguem, acredito que só os mais antigos. Sei que seguem as semanas do advento, porque colocam trigo na entrada das casas. As guirlandas são comparadas às coroas do advento. Mas, também tem a cultura pagã, com as cabras (julebukk) trazendo os presentes, como acontecia na época dos vikkings, porque acreditavam que ela nascia e morria novamente na noite de Natal.
Na noite do dia 24 tem um jantar em que é servido um peixe chamado Lutefisk. O almoço do dia 25 também é importante e os presentes só são abertos no dia 26, quando a família volta a se reunir para mais um almoço, o "boxing day", que significa confraternização de Natal. Penso nas crianças que esperam até dia 26 para abrir os presentes. Coitadas!
O Lutefisk é um "peixe podre", pois fica de molho na soda cáustica, depois em ervas e é servido com batatas ou bacon. Tem um sabor forte, mas todos comem, seguindo a tradição. Geralmente é preparado pelos membros mais antigos da família. No almoço do dia 25 tem porco (uma parte da costela que eles chamam de ribbe), com batatas, pão, ervas finas e bacalhau fresco. Algumas pessoas também fazem carneiro (a coxa defumada) ou alce (rena do Papai Noel).
A sobremesa é arroz doce (grotis) com amêndoas ou nozes, bolo de Natal (feito com frutas, nozes e marzipan). Inclusive, eles fazem uma brincadeira com as nozes, colocando apenas em alguns potes, pois quem encontrá-la será o premiado. As bebidas são julebruss (um refrigerante que só se bebe no Natal) e glogg (um vinho servido bem quente).
Em relação à decoração da casa, troca-se tudo. Tem cortina com Papai Noel, papel higiênico com guirlanda, almofada vermelha com bola branca, pano de prato com estrelas, etc. A árvore é cortada na floresta no início do mês de dezembro e a família se reúne para enfeitá-la. É um evento. Os enfeites possuem muita luz, brilho, mas o adereço mais usado são as velas. Muitas velas! Tem dois enfeites iluminados que ficam nas janelas das casas, um no formato de velas e outro de estrelas. Também usam flores, como tulipas, para darem um ar festivo na casa.
O peppercake (bolo de pimenta, biscoito, em formato de temas natalinos) também é um adereço importante, é feito em família, usa-se para enfeitar a árvore e a casa. Dezembro é o mês das comemorações porque, em algumas casas, acende-se uma vela para contar os dias que antecedem o Natal, depois de apagar aquele período, cada criança da casa recebe um presentinho (chocolate, moeda, dinheiro). Isso acontece até o dia do Natal. Contagem regreessiva!
O 13 de dezembro, o dia de Santa Luzia ou Santa Lucia, também é comemorado. As crianças se vestem como a santa, tem coral e homenagens. Como é a santa protetora dos olhos, o dia é conhecido como o dia da luz. Eles fazem a festa das luzes, principalmente, nas escolas. As crianças se vestem com uma túnica branca e uma delas recebe uma coroa de luz. Daí tem uma procissão, todas de velas nas mãos, a caminho de um lugar escuro, as crianças cantam e saúdam Santa Lucia. Depois é servido um café da manhã com lussekkater (um bolinho fresco).
Depois das comemorações, espero contar mais novidades.
Maria - Noruega
Conte seu "causo" ou sua coisa. Assine como preferir. Mande seu texto para expatriadas@hotmail.com
Imagem: SXC

Um comentário:

  1. www.expatriadas.com10 de dezembro de 2008 23:28

    Oi Maria, que bom ter você de volta!
    Apesar do gelo, o natal por aí parece ser uma delícia.
    Sabe, é muito bom encontrar com gente assim, que está sempre de olho nas coisas boas da vida. Muito legal!! Passe sempre por aqui.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Olá! É um prazer falar com você!