Paciência.

Olá, Coexpat!
Muita gente ainda continua sem luz aqui em Houston, quase metade da cidade. 

Na tv, as imagens ainda são de gente nas filas à espera de gelo e água potável. 
Os alojamentos seguem lotados e as escolas fechadas. 
Um dos maiores shoppings da região, com as grifes mais badaladas, está fechando quatro horas mais cedo. Acontecer isso em um país pautado pelo consumo é porque a coisa foi feia mesmo.
O Ike matou 27 pessoas no Texas. 
O governo do estado já assinou contratos no valor de US$ 150 milhões para recuperação da região.
Aos poucos a vida para a outra parte dos moradores da cidade vai voltando ao normal. 

Os dias têm sido de limpeza. Árvores aparadas, fiação levantada, mercados reabastecidos e reabastecendo, restaurantes abertos. O período do toque de recolher foi reduzido de nove para seis horas.
Os museus estão reabrindo, mas os teatros, outra marca registrada de Houston, ainda estão apagados. É que estão localizados em uma das regiões mais judiadas pelo Ike, o centro.
Resta saber quando o ânimo e a coragem do pessoal será restaurada.

Os moradores de Galveston, no litoral do Texas, ainda não podem voltar para ilha. A devastação por lá foi total e ainda tem gente sendo resgatada.
Confome a água e a poeira vão baixando, o lixo vai aparecendo. O Xerife da cidade está tendo que explicar porque, apesar da ordem de evacuação, não permitiu que 1000 presos fossem retirados da cadeia de Galveston. A resposta, o prédio foi construído para aguentar um furacão categoria 5, o Ike foi 2, e agora, diz o homem, essas pessoas estão em situação melhor que a dos "moradores de bem". Então tá.
Enfim hoje é sexta-feira de verdade. Mas uma sexta diferente. A cidade está em outro ritmo. O trânsito está complicado, com muitos semáforos ainda piscando no amarelo. O interessante é como o povo se organiza. Uma turma por vez em cada canto do cruzamento. Não tem buzina. Só muita paciência.
Paciência é a senha mesmo. Para tudo. Paciência com a gente, com os outros, com a vida. 

Paciência...

Foto de LM Otero: AP

Carmem Galbes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É um prazer falar com você!

Expatriação e divórcio.

Olá, Coexpa t ! Eu poderia começar esse texto com números sobre a taxa de separação entre os casais que embarcam em uma expatriação. Númer...